segunda-feira, 8 de abril de 2013

Memories - Capítulo 1 - Lembranças em uma caixa

Memories - Um
 
 
 
     TRANQUEI a janela do quarto e me preparei para dormir. A casa estava silenciosa e a atmosfera era úmida e fria. A chuva caía lá fora, e batia delicadamente no vidro da janela. Fechei os olhos e esperei o sono vir, mas ouço três batidas leves na porta.

    – Vovó? Oh, me desculpe! Não sabia que estava dormindo. Voltarei agora mesmo para o meu quarto. Boa noite.
    – Espere, Kate – eu levantei da cama lentamente e a impedi de fazer qualquer movimento seguinte – Pode dizer o que quer. Só estava descansando.

    Kate se aproximou da cama e sentou-se ao meu lado. Seus cabelos pretos e levemente cacheados estavam presos em uma trança. Seus olhos me convidavam á uma conversa. Ela parecia muito com a minha filha Jenny, que agora estava do outro lado da cidade morando com seu marido Dylan, em um apartamento no subúrbio.


    – É que... não consigo dormir – ela confessou – Tyler ronca demais.
 
    Soltei uma risada longa e rouca. Kate já tinha 13 anos de idade e era a mais velha de meus dois netos. Tyler já tinha 9 e era o garoto mais criativo e inteligente que eu já vi. Embora na minha vida eu tivesse ganhado vários presentes de Deus, Kate e Tyler foram um dos melhores.
    Passei minha mão em seus cabelos e disse depois de uma tosse:

    – Pode ficar aqui esta noite, Kate – a aproximei mais de mim – Vou pegar um cobertor pra você.

    Caminhei com dificuldade até o meu armário e abri uma porta. Puxei um cobertor médio e dei a Kate. Quando ela o balançou para esticá-lo, o movimento fez cair algo de dentro das dobras do cobertor.
 
    – Eu pego, vovó! – Kate se abaixou para pegar minha velha caixa de óculos que tinha caído de baixo da cama. Mas, outra coisa além da caixa de óculos chamou sua atenção. Ela esticou o braço e puxou uma caixa de sapatos que ainda me causava arrepios só de olhar – O que é vovó?

    Me aproximei de Kate e peguei a caixa. Apenas o toque me fez ver todas as lembranças em minha frente como se fossem um projetor de imagem. As sensações também foram se apresentando, como o cheiro do outono ou uma mão suave afagando meus cabelos.

    – Você achou meu álbum de fotos, Kate – sorri – Nem me lembrava mais dele. Quer ver?

    Ela assentiu e sentou-se na cama ao meu lado. Abri a caixa empoeirada e tirei o meu velho álbum de fotos de lá de dentro. Respirei fundo - o máximo que pude - e abri, revelando a primeira foto.
    Era eu chegando em San Francisco, junto com minha melhor amiga Trisha e seu namorado Colin. Na época, tínhamos 20 anos e estávamos viajando para lá para passar alguns meses. Lembro de como estava animada naquele dia. Foi em 1968.
   A mão de Kate puxou outra página. E outra, e outra, e outra... até chegarmos na página 41.

    – É a senhora e o vovô? – ela perguntou.

    Senti um calafrio familiar percorrer meu corpo. Arrumei meus óculos e abracei Kate, percebendo que a noite iria ser longa.

    – Sim – respondi – Foi um dos melhores momentos da minha vida.

    Kate cruzou os braços e olhou pra mim com olhos meigos.

    – A senhora nunca me contou como se conheceram, vovó! – sua voz era convidativa – Sei que está tarde, mas... a senhora também não está com sono, está?

    Eu não estava. Kate era tão doce, tão meiga e inofensiva que era difícil de recusar algo á ela. Ela usava esse truque quando queria algum doce que eu guardava em um pote em cima da geladeira.

    – Deite – eu pedi – Vou lhe contar uma história.

    Kate sorriu e bateu palminhas como aprovação. Ela engatinhou até o meio da cama e apoiou sua cabeça no travesseiro. Abraçada com o álbum, sentei ao seu lado e acendi a luz do abajur.

    Fechei os olhos deixando as lembranças tomarem conta da minha mente. Como seu voltasse a ter 20 anos, comecei a contar como tudo aconteceu.

                                   ***

Continua...

    Eu sei, o primeiro capítulo é pequeno. Mas foi o máximo que consegui hoje, vai ser um dia muito corrido! Mas espero que tenham gostado! E aos novos leitores, sejam bem-vindos!
   
Fiquem com Deus!






Um comentário:

Digam o que pensam dessa postagem, smilers!